O Studio Zehn Pilates & Bem-estar proporciona atividades de forma individualizada com o intuito de  redução de Stress, correção de posturas erradas, melhora da vitalidade física, vigorar a mente e elevar o espírito com o foco sempre na melhoria da qualidade de vida !

Pilates na performance de ciclistas

Pilates na performance de ciclistas

Já é sabido que o Pilates é um método muito indicado para as pessoas que desejam realizar uma atividade física, tanto para a promoção e manutenção da saúde, quanto para a prevenção e tratamento de lesões de forma global.

 

Mas você sabia que o Pilates também pode ajudar a melhorar o preparo e o desempenho de práticas esportivas?

 

É cada vez mais comum atletas de diferentes modalidades realizarem o Pilates para complementar o seu esporte. E com os ciclistas não poderia ser diferente, sejam eles profissionais ou amadores, podemos observar inúmeros benefícios com a prática do Pilates.

 

O ciclismo profissional é um exercício repetitivo e que exige muita coordenação motora e precisão na execução dos movimentos.

 

É comum entre ciclistas o relato de desconfortos como lombalgias (dores na coluna lombar) e dores nos joelhos ou reclamações de cansaço excessivo nos braços e ombros e até mesmo dormência nas mãos após treinos mais longos ou com longas subidas. Isso se deve principalmente ao posicionamento do atleta na bicicleta, onde este permanece com a pelve, os pés e as mãos em posições praticamente fixas. Sendo assim, a coluna lombar e as articulações dos joelhos e do quadril acabam exercendo uma maior atividade.

 

A falta de estabilidade dessas regiões aumenta o risco de lesões.

 

Mas então como o Pilates atua nesta modalidade?

 

Na verdade isto ocorre de uma maneira bem simples, pois o Pilates trabalha a respiração, corrige posturas erradas, aumenta o ganho de flexibilidade, o fortalecimento muscular, além da conscientização e ativação do core – o centro de força que mantém o nosso corpo.

 

Respiração – Um dos princípios básicos do Pilates e também essencial para os ciclistas que precisam de um trabalho respiratório adequado para percorrer longas distâncias.

 

Correção da Postura e Ganho de Flexibilidade – Isso se dá através do alinhamento articular, principalmente de joelhos e ombros. Trabalhar o alinhamento correto das articulações previne a sobrecarga dos ossos, músculos e tendões, possibilitando o aumento da flexibilidade e amplitude de movimento.

 

Fortalecimento Muscular e Conscientização do Core: Realizado de forma global e direcionada, através de exercícios de estabilização, principalmente da cintura escapular, quadril e coluna lombar, com a ativação de musculaturas superficiais e profundas que promovem o equilíbrio, proteção e harmonia na execução dos movimentos, garantindo a melhora no desempenho da prática esportiva e diminuindo o risco de lesões.

 

Um corpo submetido à prática de Pilates trabalhará como um conjunto perfeito, onde cada músculo efetuará seu trabalho, seja ele de movimento ou sustentação, sem causar desequilíbrios que possam comprometer as demais estruturas corporais.

 

Experimente o Pilates e permita-se ser surpreendido pelos resultados.

 

Por Fisioterapeuta: Ludmila Soares Borba / CREFITO: 171086-F

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